Vai-se a casca e fica o espírito.

ChavesQuando o Pequeno Príncipe volta para o seu planeta B612, fica subentendido que ele morre, mas ele diz que o que ficaria apenas uma casca.

A passagem de Roberto Bolaños aqui na Terra deixou uma grande marca em gerações através de seu grande personagem Chaves, que com sua simplicidade nos ensinou coisas importantes da mesma forma que o Pequeno Príncipe em sua passagem por aqui.

Apesar do ator já ser um adulto quando interpretava o Chaves, não conseguimos enxergar um adulto e sim uma criança, uma criança que tinha brinquedos artesanais e não queria um Mc Lanche Feliz ou um BigMac, mas um simples sanduíche de presunto.

Sutilmente ele nos mostrava a filosofia de Diógenes, que não tinha posses e morava em um barril, tendo como uma das mais conhecidas histórias de Diógenes o seu encontro com Alexandre, O Grande, que, ao encontrá-lo, lhe perguntou o que poderia fazer por ele. Acontece que devido à posição em que se encontrava, Alexandre fazia-lhe sombra. Diógenes, então, olhando para o Alexandre, disse: “Não me tires o que não me podes dar!” (variante: “deixa-me ao meu sol”). Essa resposta impressionou vivamente Alexandre, que, na volta, ouvindo seus oficiais zombarem de Diógenes, disse: “Se eu não fosse Alexandre, queria ser Diógenes.”

Um dos grandes méritos da série é o seu humor puro e ingênuo, nada de apelativo como temos hoje e é interessante que aqui no Brasil ultrapassou gerações, sendo amado por crianças a adultos, amor e carinho retribuído em seu último tweet dedicado ao Brasil (Todo mi amor, para Brasil.), apesar de sempre sabermos o que vai acontecer em cada episódio, continuamos assistindo e sorrindo. Não é qualquer um que consegue tal proeza.

Chespirito, ou pequeno Shakespeare, foi o apelido que merecidamente ganhou dos mexicanos por sua criatividade, e a sua obra mostra que ele fez jus a este título.

Vai-se a casca, mas fica o espírito! O Chavinho ficará sempre vivo em muitas gerações, tantos nas antigas quanto nas novas. Assim como o Pequeno Príncipe, o Chaves apenas voltou para casa.

 

Tenho o péssimo hábito de postar sem reler o texto. Assim, pode ocorrer alguns erros de digitação. Peço que se você encontrar algum pressione Shift + Enter ou click aqui para me informar do mesmo!

Deixe uma resposta