Transgênico: Você tem o direito de NÃO saber!

rotulo milho transgenico

O deputado Federal Luiz Carlos Heinze (PP-RS) conseguiu aprovar na Câmara dos Deputados (28/04/2015 PL 4148/2008[1]) o seu projeto de lei que altera o modelo dos rótulos dos produtos que tem em sua composição elementos transgênicos (geneticamente modificados).

símbolo dos transgenicos

Atual símbolo que indica presença de transgênicos

egundo a alegação do “sapientíssimo” deputado, o atual símbolo mais confunde do que informa, como diz na justificativa de seu projeto. Propõe então que seja substituído o símbolo atual que indica a presença de elementos transgênicos apenas pelas seguintes expressões: “(nome do produto) transgênico” ou  “contém (nome do ingrediente) transgênico”, não deixando claro de que forma tais expressões deverão ser apresentada.

Para tal alteração, o deputado justifica:

 “A experiência diária de relacionamento com o consumidor, nos leva a acreditar que a informação que induza a erro, falso entendimento ou de conteúdo inútil, é desinformante, já que não cumpre o papel de esclarecer, mas sim o de confundir ou de nada agregar.”

Ora, se o nobre deputado está tão preocupado em manter o consumidor informado como o próprio afirma também em sua justificativa (Ressaltamos que defendemos o direito do consumidor ser informado sobre as características ou propriedades dos alimentos) bastava-se acrescentar as expressões sugeridas à imagem, como alguns produtos já apresentam.

O que vemos aqui é mais um exemplo onde à representatividade popular é substituída pela econômica, onde as “bancadas”, como a bancado do agronegócio, atropelam aqueles que os elegem. O interesse dos financiadores são prioridade em relação ao bem estar da população.

Deputado Luiz Carlos Heinze, o que o Sr. faz é exatamente DESINFORMAR!

Tirinha do personagem Armandinho

Tirinha do personagem Armandinho

[1] http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=412728

 

Tenho o péssimo hábito de postar sem reler o texto. Assim, pode ocorrer alguns erros de digitação. Peço que se você encontrar algum pressione Shift + Enter ou click aqui para me informar do mesmo!

Deixe uma resposta