Depois de quase 12 anos, o Jornal Estado de Minas poderá falar imparcialmente de um governo.

Censura

É isso mesmo camarada, depois de quase 12 anos poderei ver uma notícia, digamos que ruim, do governo estadual, mas isso só depois de 1º de janeiro de 2015, pois por enquanto aqui está, segundo a mídia local, as mil maravilhas.

Eu nunca vi no Jornal Estado de Minas nenhuma matéria que diz algo contrário ao governo do PSDB, às vezes até faço uma pesquisa no seu site para poder tirar essa pulga da orelha, mas não encontro nada.

Foi notícia neste ano de 2014 que o Aécio Neves entrou uma ação judicial em São Paulo contra o Google, acusando o maior site de buscas na internet de associá-lo a uso de entorpecentes, desvio de verbas públicas e outras. Tem até o ABC do Aécio, que ao digitar o nome do candidato no Google e seguir uma letra, “A” por exemplo, a sugestão será algo negativo, mas a sugestão de pesquisa do Google é o reflexo de pesquisas espontâneas em seu site. Na página do Jornal Estado de Minas (http://www.em.com.br/) não aparece nada sobre esse processo do Aécio contra o Google, nem em sua busca.

Mas esses problemas acabarão, pois com o PT no poder em Minas Gerais o jornal do grupo associados poderá voltar a parecer “imparcial” ou mais parcial ainda, pois apoio para baterem no PT eles terão. Sou capaz de apostar que tais matérias não demorarão muito a aparecer, no máximo em três meses do governo Pimentel.

Para muitos, essa política de censura instaurou-se no governo do então governador Aécio Neves (CRUZ, CORREIA, 2014, disponível em: http://migre.me/mfIfN), onde jornalistas chegaram a serem presos acusados de divulgares informações contrárias ao governados.

Fica inclusive um risco para mim, pois o Grande Censurador pode querer me proibir de expressar a minha opinião sobre o posicionamento desse senhor, já não basta ele processar 66 “twitteiros” alegando ter uma rede virtual articulada para difamá-lo. Sabiamente, um dos blogueiros processados pelo tucano afirma que Aécio Neves “é o rei da censura em Minas Gerais e, se fosse à época da ditadura, ele poderia ser um grande general” (http://migre.me/mfIsT).

Lista de Perfis processados pelo Aécio

Lista de Perfis processados pelo Aécio

Como diz o jornalista Kiko Nogueira (http://migre.me/mfIwq): “A pressão sempre funcionou muito bem em MG, onde ele resolvia as coisas com um telefonema.”

Será que caso Aécio seja eleito ele levará toda essa sua “ideologia e experiência” para o governo federal?

Aqui em Minas vivemos em um país a parte do Brasil, onde mais de 100 mil servidores foram efetivados sem concurso público como manda a Constituição Federal de 1988 no artigo 37 diz: “II – a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração;”

Mesmo sendo considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (http://migre.me/mfIJq), o governo do PSBD em Minas tentou alternativas para “resolver” a situação desses servidores com a PEC 69 para reintegrar no quadro do Estado esses servidores, mas, graças a Deus, sem sucesso (http://migre.me/mfIPY).

O que nos resta é lutar, opinar e falar, mesmo correndo o risco de ser mais uma vítima do Grande Censurador.

Tenho o péssimo hábito de postar sem reler o texto. Assim, pode ocorrer alguns erros de digitação. Peço que se você encontrar algum pressione Shift + Enter ou click aqui para me informar do mesmo!

Deixe uma resposta